Arquivo do autor:admin

Historiador brasileiro recebe prêmio internacional de história pública

O historiador brasileiro Ricardo Santhiago recebeu, durante a última conferência anual do National Council on Public History, que aconteceu entre 19 e 22 de março em Monterey, na Califórnia, o New Professional Award, prêmio concedido a novos profissionais que se destacam na área da história pública. É a primeira vez que um historiador de fora dos NCPHEstados Unidos recebe o prêmio.

Santhiago, que hoje é pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, foi descrito pelo comitê avaliador como “um testemunho da crescente institucionalização internacionalização da história pública” e como alguém que faz parte de um “grupo especial de indivíduos que escolheu não apenas praticar seu ofício no campo, mas também dedicar suas carreiras e formar uma próxima geração de historiadores públicos”.

Segundo o comitê, “o trabalho do Dr. Santhiago como jornalista e historiador oral aproximou os setores acadêmico e público e o levou à percepção da existência de muitos historiadores públicos trabalhando no Brasil sem se beneficiar de uma rede de apoio educacional e profissional. Seu papel na criação da Rede Brasileira de História Pública e na elaboração e implementação dos primeiros cursos de história pública no Brasil são um exemplo reluzente de como o campo está se expandindo pelo mundo através dos esforços individuais de praticantes motivados e capazes”.

Atualmente, além de desenvolver junto ao Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense sua pesquisa de pós-doutorado sobre história pública no Brasil, o pesquisador trabalha na organização do II Simpósio Internacional de História Pública: Perspectivas da História Pública no Brasil, que acontecerá em agosto em Niterói.

História pública no jornal O Estado de Minas

O Caderno Pensar do jornal O Estado de Minas publicou, neste sábado, dois textos sobre história pública preparados por integrantes da Rede Brasileira de História Pública: José Newton Coelho Meneses (“O sentimento de herança”) e Juniele Rabelo de Almeida (“História pública no Brasil”). A divulgação está atrelada ao evento especial de lalmeida_minasançamento da RBHP que acontece no próximo dia 13, em Belo Horizonte. meneses_minas