[av_one_half first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_breaking=” mobile_display=”]
[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]
CHAMADA PARA TRABALHOS: 5ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA PÚBLICA E 4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE HISTÓRIA PÚBLICA
Prazo para envio de resumos: até 25 de maio de 2018
[Participantes brasileiros e estrangeiros, com propostas em português e espanhol]
CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SEU RESUMO
A Rede Brasileira de História Pública convida estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de toda a América Latina, para participarem de seu 4º Simpósio Internacional de História Pública, que será realizado simultaneamente com a 5ª Conferência Anual da Federação Internacional de História Pública. O evento conjunto ocorrerá de 21 a 24 de agosto de 2018 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste).
Depois de edições bem-sucedidas na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014 e na Universidade Regional do Cariri (URCA) em 2016, o simpósio organizado pela Rede retorna a São Paulo para discutir os desafios atuais da história pública, em perspectiva global.
O simpósio visa reunir interessados de diversas proveniências cujas práticas e cujos interesses orbitem em torno da história pública ou de outras áreas a ela associadas, como história do tempo presente, história digital, história oral, entre outras.
As propostas para comunicações orais, em português e espanhol, serão recebidas até o dia 15 de abril. Devem ser apresentados resumos contendo entre 1.500 e 2.500 caracteres, título e palavras-chaves. Os resumos podem se referir a projetos individuais ou coletivos, em andamento ou concluídos, de profissionais, estudantes e pesquisadores, voltados à prática e/ou à reflexão sobre as diferentes relações entre história e público. Relatos de experiências com história pública realizados fora da universidade são igualmente bem-vindos. A chamada para outras modalidades (oficinas, mostra audiovisual, e lançamentos de livros) será divulgada posteriormente.
Entre as várias abordagens possíveis, estão: a difusão de conhecimento histórico para públicos mais amplos; a ampliação dos horizontes de atuação profissional para o historiador; a exploração de novas linguagens e recursos na produção historiográfica; o impacto social e público da produção acadêmica; os usos do passado; a função da história pública na divulgação e no gerenciamento do patrimônio material e imaterial; celebrações, comemorações e memoriais; cruzamentos com outras áreas de conhecimento aplicado, como o jornalismo, o turismo e a produção editorial; a relação entre história e literatura, em âmbitos variados como as biografias, os testemunhos, a ficção histórica; a história digital e as novas mídias; a produção colaborativa do conhecimento histórico.
No ato da inscrição, o autor deverá indicar sua filiação a uma das seguintes áreas temáticas:
1. História pública e usos do passado: questões teóricas e metodológicas
2. Democracia, direitos e o papel público do historiador
3. História pública fora da universidade: Relatos de experiência
4. História oral, memória e história pública
5. História pública e história digital
6. História pública, educação e práticas de ensino de história
7. História pública, arte, mídia e cultura visual
8. Memória social, educação não formal e turismo cultural
9. História pública e patrimônio cultural
10. História pública, comunicação e divulgação histórica
11. Arquivos, centros de memória e museus como lugares de história pública
12. Políticas públicas, comunidades e culturas populares
13. História pública, território e questões ambientais
14. História pública, ciência e saúde
Clique aqui para acessar a plataforma de submissão de trabalhos
[/av_textblock]
[/av_one_half]