Sessão de pôsteres I | Poster Session I

Quarta-feira, 22 de agosto | Wednesday, August 22nd
5:30 PM – 6:30 PM
Saguão dos auditórios | Auditorium Atrium

1848 as a festival: a revolution in public history?
Daphné Budasz (La Boîte à Histoire)

Ampliação de Acesso ao Passado: A Importância da Legenda áurea
Augusto Machado Rocha

A Trilha do Barão do Parque Estadual de Grão Mogol: ações educativas com o patrimônio histórico e natural
Daniele Augusta dos Santos Silva, Ivana Denise Parrela, Eliane Cristina de Freitas Rocha

Comuna 13, A History Beyond Violence Colombian’s historical memory Museum
Mónica Viviana Chacón Bejarano (Universidad Nacional de Colombia)

Entraves na disseminação do conhecimento histórico para amplas audiências: uma experiência na Wikipédia
Danielly Campos Dias

Este Castelo será meu: o consumo infantil como produtor de significados e definidor de identidades na sociedade contemporânea
Lara Chaud Palacios Marin

Fonoaudiologia no SUS: Um experimento em história oral e história pública
Camila Nascimento, Helenice Nakamura, Ricardo Santhiago

História, Oralidade de quatro trabalhadores da Zona leste de São Paulo, na Primeira Conferência Nacional da Classe Trabalhadora de 1981
DOUGLAS SAMOEL FONSECA

O acervo de Mário de Andrade a partir de seu “Fichário Analítico”
Marco Antonio Teixeira Junior, Karoliny Aparecida de Lima Borges

O FILME “AS SUFRAGISTAS” E A DISCUSSÃO SOBRE A DESIGUALDADE DE GÊNEROS NO ENSINO DE HISTORIA
Érica Paula Frade Bittencourt, Juana Bárbara Castro

PATRIMÔNIO PÚBLICO: RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS PROCESSOS JURÍDICOS (CIVIS E CRIMINAIS) DO FÓRUM DE MARABÁ- PA
Maria Luzia do Nascimento Silva, Alexia Evilyn Lima da Silva, tainá Lima Carneiro, Marilza Sales Costa

Public History and the Peace Corps: How to utilize volunteers to conduct research overseas
Stephen Lane (IUPUI) and Wilson Blake (Howard University)

Um Guardador de Memórias no Alto José do Pinho: conhecimento histórico, memória e ensino de história na experiência de Marcos Simão (Recife-PE)
Lucas de Mendonça Furtunato


Sessão de pôsteres II | Poster Session II

Quinta-feira, 23 de agosto | Thursday, August 23rd
5:30 PM – 6:30 PM
Saguão dos auditórios | Auditorium Atrium

A Construção do pensar histórico – A interpretação do tempo em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental
Cristina Turra Pires

Comunicação pública e memória das cidades: a preservação dos sistemas de comunicação nos sites das capitais brasileiras
Ana Javes Luz

Diseño de un plan de estudios: la creación de la diplomatura de posgrado en Historia Pública y Divulgación Social de la Historia en la Universidad Nacional de Quilmes (Argentina)
Alejandra F. Rodriguez

Ensaiando memórias: Julián Fuks e sua(s) resistência(s)
Rafael Gurgel Almeida, Mônica de Menezes Santos

Estágio de Oficina: O ensino da história africana e afro-brasileira em espaço não formal
Afonso Rangel Luz, Rosivaldo Oliveira Paixão

Fisionomia de Itaquera: transformações de paisagem e sociedade de um distrito paulistano (1875-1920)
Gabriela R. Marques Oliveira, Fernando Atique

Guardar Canções – exercício de memória, história e identidade
Márcia Ramos de Oliveira, Igor Lemos Moreira, Luciano Py de Oliveira, Eduardo Bailo, Raffael Righez

Linguagens digitais no ensino da História: as Revoluções Burgueses através de memes
Juana Barbara Castro, Érica Paula Frade Bittencourt

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E AS POSIVEIS ABORDAGENS NO ENSINO DE HISTORIA
Érica Paula Frade Bittencourt, Juana Bárbara Castro

Memory of Civil War during the Transition to democracy in Spain (1936-1982). How the society took the initiative in Spain and Basque Country
Unai Belaustegi (University of the Basque Country)

PATRIMÔNIO IMATERIAL E CULTURA POPULAR DO RIO DE JANEIRO PELO VIÉS DO CARNAVAL MIRIM
Vanessa Dupheim

Teoria da História em rede: um relato de experiência acerca das potencialidades da Wikipédia como ferramenta paradidática na disseminação do conhecimento histórico em contexto não universitário
Sarah Pereira Marcelino

UMA PROPOSTA DE DESCRIÇÃO PARA DOCUMENTAÇÕES RESULTANTES DE PESQUISA: O CASO DOS ESTUDOS DJALMA FORJAZ DO IEB-USP
Pedro José de Carvalho Neto, Andrea Cristina Ribeiro Minare