Conferência de abertura


História oral e história pública:

Um parentesco radical

 

Em sua conferência de abertura para o 2º Simpósio Internacional de História Pública, Linda Shopes tratará das origens distintas da história oral e da história pública: a primeira, como uma prática arquivística; a segunda, como um espaço de trabalho.

Shopes abordará a gradual convergência de ambas sob a rubrica da “história social”, à medida que os historiadores orais começaram a sair dos arquivos e ir para a esfera pública e que os historiadores públicos passaram a definir a si próprios mais em função da prática do que pelo vínculo empregatício, e passaram a adotar a história oral como parte de suas ferramentas. A palestrante, ainda, tratará das oportunidades atuais para aprofundar a relação entre história oral e história pública, particularmente com a ampla adoção das mídias digitais.

A conferência levará em conta tanto os contextos sociais e intelectuais destas diferenças, convergências e oportunidades, e oferecerá exemplos de seus argumentos a partir do trabalho executado por Linda Shopes nos Estados Unidos, bem como de outros trabalhos de história oral e história pública realizados pelo mundo.

 

Linda Shopes é historiadora e editora freelance, professora do Oral History Institute da Columbia University e do Mestrado em Cultural Sustainability do Goucher College. É coorganizadora dos livros The Baltimore Book: New Views of Local History e Oral History and Public Memories e autora de inúmeros artigos e ensaios sobre história oral, história pública e história comunitária. É editora da série de livros de história oral da editora Palgrave, com dezenas de títulos em catálogo. Ministra regularmente cursos sobre história oral, desde a elaboração de projetos de pesquisa até a interpretação do material, e mais recentemente tem se dedicado a oferecer workshops sobre a preparação de entrevistas de história oral para publicação.