OF 06 - História e fotografia mobile
10 e 11 de setembro, das 20h às 22h
Já se disse que o analfabeto do futuro não será quem não sabe escrever, e sim quem não sabe fotografar. (Walter Benjamin, na “Pequena história da fotografia”).
O surgimento da fotografia, no século XIX, mudou a história e também a maneira de pensar e produzir História. O ato de fotografar é, automaticamente, o ato de documentar. Ao dirigirmos nosso olhar e ativá-lo com uma câmera, selecionamos o que merece virar um registro oficial de nossas vidas, de nosso passado e agora também de nosso presente. Hoje, conectados através de redes sociais como Facebook, Instagram, G+, Twitter, Pinterest e outras, produzimos, selecionamos e até planejamos o que merece ser compartilhado. Nos comunicamos cada vez mais através destas imagens em nossas redes, em dispositivos mobile que agora são nossas câmeras. permanentemente em nossos bolsos, carregadas, prontas para captar e compartilhar nossa história. A fotografia deixou de registrar o passado para ser uma transmissão 24 horas “ao vivo”. Somos todos fotógrafos. E historiadores.
Vivemos em cidades, organismos em permanente mudança. O projeto @Rio365 foi desenvolvido com o objetivo de captar as ultra-rápidas transformações do Rio de Janeiro dos últimos anos pelo olhar das pessoas que registram o dia a dia na cidade usando a rede Instagram. Um “jogo fotográfico” realizado por 365 dias, com 365 imagens selecionadas divididas em 52 temas (1 por semana). Esta experiência resultou no 1º documentário fotográfico de uma cidade produzido através deste processo, totalmente colaborativo. Foram mais de 100 mil imagens compartilhadas por mais de 6 mil participantes, resultando em um fotolivro lançado em novembro de 2013. Atualmente o projeto está em sua 2ª edição e não para de crescer.
No primeiro dia desta oficina iremos apresentar detalhes da concepção e execução do @Rio365 e do @Rio450, projeto que co-memora no Instagram os 450 anos do Rio de Janeiro, produzido pelo próprio @Rio365, com apoio do Comitê Rio450/Prefeitura do Rio de Janeiro. Nessa primeira reunião, proporemos aos participantes um exercício prático para ser apresentado e discutido no segundo dia: um documentário fotográfico do próprio evento, o 2º Simpósio Internacional de História Pública.
André Galhardo: iniciou sua carreira aos 16 anos como assistente de fotografia e a partir de 1991 começou a atuar como Diretor de Arte, tendo trabalhado em algumas das principais agências do Rio e São Paulo nesta função (JWT, W/Brasil, DPZ e Africa). Em 2004 cursou MBA Marketing no Coppead/UFRJ e passou a mixar criação, planejamento e negócios, sendo Diretor de Criação das agências iThink e Euro RSCG/Rio. De suas experiências com redes sociais e fotografia surgiu o projeto @Rio365, primeiro documentário de uma cidade produzido via Instagram. Entre os clientes que já atendeu destacam-se Petrobras, Light Energia, Vivo, Vale, Telefonica, Saraiva Online, Fundação Roberto Marinho, Porto Seguro, entre outros.
Redes pessoais:
Instagram e Twitter: @andregalhardo
Linkedin: linkedin.com/in/andregalhardo
Bo Pestaneta: graduado em Design pela PUC-RJ, pós-graduado em Marketing pelo IAG Master. Participou da produção do Rock in Rio II, técnico em Efeitos Especiais, ambos na TV Globo. Lecionou Fundamentos da Linguagem Audiovisual na PUC. Atuou na Direção de Arte, Videografismo e Pós-produção de comerciais e documentários pela Synth Video. Atualmente atua em branding e marketing para Eletrobrás, Petrobras, EcoPetrol, Michelin, Thyssen Krupp e outras, curador de imagens do @rio365 e @450, dedica-se às artes plásticas e mobilephoto.
Redes pessoais
Instagram e Twitter: @betopestana
Clique aqui para realizar sua inscrição